Archive Pages Design$type=blogging

A importância da Prisão de Lula para o país.

Na medida em que crescem as especulações sobre a possível prisão do ex-presidente Lula na imprensa e no meio político, milhões de brasil...


Na medida em que crescem as especulações sobre a possível prisão do ex-presidente Lula na imprensa e no meio político, milhões de brasileiros acompanham apreensivos os desdobramentos da Operação Lava Jato na expectativa de que novas provas comprometedoras sejam finalmente descobertas.


Por mais doloroso que seja para um povo ser submetido à vergonha internacional por ter um ex-chefe de Estado preso, a maioria da população do país já está preparada e até mesmo anseia por este momento. A corrupção de seu partido e em seus governos é sabida aqui e no resto do mundo. Chefes de Estado e agências de inteligência de outros países sabem até um pouco mais que os brasileiros.



Embora exista a necessidade de ao menos um elemento que justifique a prisão de Lula, a maioria dos brasileiros tem a certeza de que ele esteve por trás dos esquemas de corrupção em uma janela de 13 anos da história do Brasil. Na pior das hipóteses, Lula tinha conhecimento sobre os esquemas de desvios em favor de seu partido e de seus projetos políticos.

É claro que ainda existe uma minoria de pessoas, sobretudo as de menor grau de instrução, que ainda confia no ex-presidente. Mais por generosidade do que por qualquer outro motivo. Mas mesmo as pessoas humildes confiam desconfiando. Inocentes, ainda veem em Lula a figura de um homem bom, apesar de acreditarem nas suspeitas que recaem sobre ele.

Quanto ao resto da população, não há mais dúvida de que os desvios fizeram parte de um projeto de poder do PT. Mesmo ignorando os conceitos sobre a teoria do Domínio do Fato, já ficou claro para a justiça e para a sociedade que parte do dinheiro roubado na Petrobras tinha como destino os cofres do partido e serviu para financiar campanhas e compra de aliados. Também é público que todos homens envolvidos nos desvios que ocupavam cargos estratégicos no partido eram muito íntimos do ex-presidente e contavam com a absoluta confiança de Lula.

Entre admitir que Lula não sabia de nada ou que tudo foi feito de forma cuidadosa com o propósito de não envolvê-lo diretamente nos desvios, a maioria esmagadora da população prefere optar pela segunda alternativa. É algo como um chefe de família que orienta que seus filhos saiam para roubar. Quando um deles é eventualmente preso, o filho nega o envolvimento do pai, que ainda demonstra indignação, ao mesmo tempo em que posa de vítima perante os vizinhos.

Diante de tanta certeza, Lula investe numa batalha débil para preservar o pouco que restou de sua imagem e conta com um exército de jornalistas, blogueiros e militantes pagos que continuam a defendê-lo. Existem ainda alguns artistas e políticos que se beneficiaram da cumplicidade com o partido. Porém, este grupo é formado por pessoas de reputações duvidosas que não gozam de qualquer credibilidade junto à sociedade.

Enquanto se alimentam as expectativas sobre o surgimento de novos indícios, provas ou depoimentos que viabilizem a prisão de Lula, a convicção da sociedade sobre sua culpa é um fator positivo e facilitador para uma eventual ação da justiça, que se dará de forma menos traumática.

Enquanto a liberdade de Lula tornou-se algo que realça a sensação de impunidade no país, sua prisão traria um significado completamente oposto para a sociedade. Somente a prisão de Lula será um marco capaz de romper definitivamente com os métodos e práticas imorais que permeiam o meio político nacional, favorecendo o amadurecimento e fortalecimento da democracia e da sociedade. Muitos soltarão fogos, enquanto outros poucos e resignados, lamentarão o fato. Por fim, ser preso pode vir a ser definitivamente o maior feito de Lula em prol do país.


@muylaerte

____________________________________________

COMMENTS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: A importância da Prisão de Lula para o país.
A importância da Prisão de Lula para o país.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzTTR24RKGAcasluRW5MYgyZO-nNSW1NyN2NAml0wt9lGVyb0VPOEVl9RHSV0q0vYG-MX8LHjCbCcNPm8CtXqUv9sz5oVffEbPbUeqk10zvujw8SKeP9Avnlwrijem2BBHQ1F0Jp7X_aNr/s640/pris%25C3%25A3o+de+lula.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzTTR24RKGAcasluRW5MYgyZO-nNSW1NyN2NAml0wt9lGVyb0VPOEVl9RHSV0q0vYG-MX8LHjCbCcNPm8CtXqUv9sz5oVffEbPbUeqk10zvujw8SKeP9Avnlwrijem2BBHQ1F0Jp7X_aNr/s72-c/pris%25C3%25A3o+de+lula.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/a-importancia-da-prisao-de-lula-para-o.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/a-importancia-da-prisao-de-lula-para-o.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago